Três curtas prometem para a próxima edição nesta quinta

Image

A próxima cidade a receber o projeto Rua Cinema Nosso é Ceilândia, nesta quinta-feira (12/07), em frente ao restaurante comunitário na QNM 01, a partir das 19h. O programa desta semana é o “A grande feira”, homenageando o filme dos anos 60 de Roberto Pires. A sessão é livre e contará com a presença dos diretores.

As obras que serão exibidas na antiga praça do “Quarentão”, atual praça do “Encontro” são: Brinquedo popular do nordeste (1979), de Pedro Jorge de Castro, com fotografia de Walter Carvalho retrata a construção e utilização dos brinquedos populares de regiões periféricas nordestinas; o premiado Ratão (2010), de Santiago Dellape, traz o ambiente da Feira do Paraguai (Importados) em uma divertida aventura do garoto Goma, que se envolve com a máfia chinesa; e Roleiros (2003), de Guilherme Bacalhao, rodado na feira do rolo da Ceilândia, que foi extinta pelo governo em 2008, mas mesmo assim não eliminou a cultura de troca no centro da cidade. Aliás, na praça ainda pode se ver muito essa prática. O local de exibição da mostra nos anos 80 era palco da cena rap e do movimento negro, que sofria muita repressão policial e racismo.

Image

Ceilândia é a cidade com a maior população do Distrito Federal e a sua cultura é muito influenciada pelo nordeste. No cinema, o coletivo CEICINE se destaca cada vez mais no cenário nacional com produções como “Rap – o canto da ceilândia”, que vai passar dia 13/09 durante a mostra em São Sebastião, “Fora de Campo” e “A cidade é uma só”, ambos do realizador Adirley Queirós. Por isso, é com grande empolgação que o projeto escolheu o local para a segunda exibição. A mostra itinerante Rua Cinema Nosso tem o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF e traz 44 filmes de cineastas da cidade que estão sendo exibidos até setembro em 12 regiões de Brasília.

Image

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s