Nessa semana a mostra itinerante chega ao Gama!

O programa a ser exibido é Memórias do Cárcere, que leva o nome do filme dirigido por Nelson Pereira dos Santos, em 1984. Trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Graciliano Ramos, cuja trajetória narrada é a do próprio autor em sua prisão política nos anos 30. A sessão está marcada para a próxima quinta (09/08) às 19 no Centro Cultural Itapuã, Praça 01 do Setor Leste.

Essa sessão é composta por filmes que refletem a prisão em seus mais diversos aspectos. Em De Muro a Muro, dirigido por Marina Watanabe e Rebeca Damian, temos a perspectiva das mulheres que já passaram pela prisão; em Dia de Visita, cuja direção é de André Luis da Cunha,  o foco recai sobre a mãe de um presidiário; finalmente em A Casa dos Mortos, realizado por Débora Diniz, a câmera se posiciona dentro da própria prisão.

São três olhares sobre o cárcere, de tal maneira, a sessão no Gama é uma sessão crítica e reflexiva sobre o sistema carcerário no país. São formas de olhar ainda muito raras até mesmo na nossa cinematografia nacional, um momento único para pensar essa dura realidade vivida por vários brasileiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s