O programa a ser exibido é Memórias do Cárcere, que leva o nome do filme dirigido por Nelson Pereira dos Santos, em 1984. Trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Graciliano Ramos, cuja trajetória narrada é a do próprio autor em sua prisão política nos anos 30. A sessão está marcada para a próxima quinta (09/08) às 19 no Centro Cultural Itapuã, Praça 01 do Setor Leste.
Essa sessão é composta por filmes que refletem a prisão em seus mais diversos aspectos. Em De Muro a Muro, dirigido por Marina Watanabe e Rebeca Damian, temos a perspectiva das mulheres que já passaram pela prisão; em Dia de Visita, cuja direção é de André Luis da Cunha, o foco recai sobre a mãe de um presidiário; finalmente em A Casa dos Mortos, realizado por Débora Diniz, a câmera se posiciona dentro da própria prisão.
São três olhares sobre o cárcere, de tal maneira, a sessão no Gama é uma sessão crítica e reflexiva sobre o sistema carcerário no país. São formas de olhar ainda muito raras até mesmo na nossa cinematografia nacional, um momento único para pensar essa dura realidade vivida por vários brasileiros.